PORTAL INTELIGENTE DO DETETIVE  
     
       
 
AÇÃO PENAL
 

A PROFISSÃO DE DETETIVE E SUAS OPORTUNIDADES

A complexa atividade investigatória abrange todo setor que vai desde a tranqüila e discreta observação de alguém ( campana ou sombreagem ) até a estarrecedora apuração das mais variadas formas de atentados contra a vida humana; não só o homicídio em seus diferentes motivos, o crime passional, o latrocínio, etc., como os mais monstruosos crimes cometidos contra populações inteiras, genericamente designados pelo termo genocídio.

Nesta vasta gama de atividades não devemos esquecer os pequenos delitos, do furto puro e simples ao estelionato. A falsificação é o setor em que, no mundo moderno, o Detetive Profissional vem tendo uma ocupação cada vez maior, não só com objetivos de prevenção, como também na obtenção de informações vitais: a espionagem industrial.

Em qualquer destes casos o Detetive Profissional tem uma função principal: obter provas materiais e testemunhais. As primeiras serão quase sempre submetidas a exames científicos em laboratório; quanto às segundas, ele deverá ser perito em entrevistar vítimas ou testemunhas bem como interrogar suspeitos.

Em nenhum caso no entanto o Detetive Profissional poderá efetuar prisões, ele não está habilitado para isso. Sua função é muito mais a de trabalhar em favor da justiça e da polícia, mesmo que a está última caibam todos os trunfos.

Um investigador, seja ele civil ou criminal, deverá sempre levar consigo credenciais, a menos que esteja trabalhando incógnito. Algumas companhias de seguros e firmas comerciais suprem seus investigadores com documentos desse tipo. Mas a maioria dos Detetives Profissionais não dispõe no Brasil, ainda que a serviço, de cartões de identidade funcional.

Em países como os Estados Unidos, praticamente todos os setores governamentais empregam investigadores, e essa profissão naquele país está entre as mais bem pagar do serviço civil. No Departamento de Justiça por exemplo, cujas atribuições são principalmente criminais, os investigadores civis são largamente utilizados. O Departamento de Defesa tem um verdadeiro estado-maior desses profissionais, o quartel general da Marinha, idem.

Outras agências federais norte-americanas que oferecem oportunidades no campo da investigação civil são: o Departamento do Comércio, do Interior, de Salário, do Trabalho, as comissões Interestaduais, Federal do Comércio, de Energia Atômica, a Administração de Alimentos e grande número de órgãos neutros.

Comissões de serviço civil usam investigadores nos Estados Unidos para apurar aplicações de verbas. Em todas as cidades americanas é possível encontrar investigadores designados para hospitais e casas de repouso, trabalhando para conselhos de assessores, etc.

Organizações semi-governamentais também são providas de Detetives. Sociedades de prevenção e de proteção aos animais e crianças empregam investigadores e, sobretudo, comissões dos legislativos estaduais recebem verbas para utilizar os serviços daqueles profissionais. Investigadores são encontrados até nos altos postos das Nações Unidas.

No Brasil, só agora os serviços dos Detetives Profissionais começam a ser mais largamente utilizados no setor governamental. Antes eles praticamente foram limitados aos departamentos policiais.

Qualquer pessoa que se proponha a seguir a carreira de Detetive deve se convencer, antes de tudo, de que nesta profissão o gosto pelo trabalho é mais importante do que qualquer outro fator. Não há porém barreiras nesse campo. Todos podem explorá-lo sem distinção de cor, raça, idade ou religião.

E é importante assinalar que especialistas em outras atividades podem tornar-se bons Detetives, utilizando inclusive em sua nova profissão os conhecimentos adquiridos na antiga especialização. 

É demasiado importante falar, do padrão ético do Detetive Profissional. Ele deve situar-se num plano elevado, impondo respeito e mantendo a reputação de honestidade e integridade. E não esquecer nunca que o seu dever precípuo é proteger vidas e propriedades, obter provas para processar culpados e também absolver inocentes.

É claro que no exercício da profissão, o Detetive Profissional muitas vezes se defrontará com pessoas corruptas e desonestas, dispostas a tudo para manter seus privilégios. Ele deve se guardar contra essas influências, para manter incólume o padrão profissional. Sua palavra é uma obrigação moral perante todas as fontes de informações confidenciais. Por isso, ele deve guardar-se das traições e inconfidências de qualquer um que não lhe mereça inteira confiança. Por seu turno não deve desmerecer sem justa causa o bom conceito de ninguém. Uma vez que deixe transparecer quem lhe contou algo de confidencial, o informante se absterá de ajudá-lo e o investigador não mais é considerado digno de seu apreço e colaboração.

A remuneração é estabelecida com base na natureza do caso, no tempo e equipamento necessário para se fazer o trabalho, na importância da matéria sob investigação. Quaisquer que sejam os honorários, devem ser devidamente discutidos e acordados com a pessoa interessada na investigação, com probidade e bom senso, sem a intenção de explorar.

O amor próprio do DETETIVE PARTICULAR e sua aparência devem ficar na lembrança dos que têm contato com ele.

 


Matéria extraída do "Manual do Detetive Particular" de autoria do Detetive Amaral
 
LOCAL DO CRIME
   
APLICAÇÃO DA LEI PENAL LÓGICA
   
ARMAS DE FOGO MANDADO DE SEGURANÇA
   
AUTÓPSIA MEDICINA LEGAL
   
CAMPANA METODOLOGIA
   
CÓDIGO DE ÉTICA QUALIDADE
   
CÓDIGO PENAL RELAÇÃO DE CAUSALIDADE
   
DACTILOSCOPIA RESPONSABILIDADE
   
DEDOS SABOTAGEM
   
DETETIVE E OPORTUNIDADE SERVIÇO SECRETO
   
EMBRIAGUEZ SISTEMA MONETÁRIO
   
FOTOGRAFIA SONO
   
IDENTIDADE TEORIA
  TERRORIS
IMPRESSÕES TERRORISMO
  A
INFILTRAÇÕES TÓXICOMANIAS
   
INFRAÇÃO PENAL VIDA PREGRESSA
   
   
       
         
 

 

 

 

 

 
         
         
  AGENCIA DETETIVE AMARAL Todos os Direitos Reservados 2016
VIVO: (11) 97308-9593
TIM : (11) 95909-9964
OI : (11) 96211-7717