PORTAL INTELIGENTE DO DETETIVE  
     
       
 
AÇÃO PENAL
 

QUALIDADES DE UM BOM DETETIVE

A principal qualidade de um Detetive Particular é a sua capacidade de "Observação", indispensável quando da averiguação pessoal, deverá ser intensamente treinada e desenvolvida. Uma vez aprendido a ver as pessoas e coisas como realmente são, terá adquirido uma acurada e infalível memória, mas isso só será possível através da paciência, da perseverança, e também em decorrência dos seus conhecimentos gerais, graças aos quais saberá como relembrar os que já viu ou anotou.

Com o aprimoramento do poder de observação, irá melhorar sensivelmente a capacidade retentiva, e com grande paciência começará igualmente a cultivar a "persistência", outra qualidade imprescindível na carreira do Detetive Particular, possuindo domínio sobre estes fatores positivos, estará apto a sentir as coisas como realmente são, em seus mínimos detalhes.

Os primitivos habitantes das cavernas, eram dotados de qualidades excepcionais que hoje ou nos faltam de todo ou então as possuímos em grau muito deficiente, entre eles está a "memória", principalmente a visual, com decorrer dos tempos, o que o homem civilizado ganhou em inteligência perdeu em sua capacidade de fixar lembranças. Isso para não falarmos, por exemplo, em certa e considerável força magnética, a qual, concentrada sob uma forma de telepatia utilitária, lhe tornava possível comunicar-se à distância com seus semelhantes, numa época em que ainda não se possuía uma linguagem organizada que servisse à cabal expressão do pensamento.

Outra capacidade bastante apurada nesses primitivos habitantes, era a visão. Hoje em sua grande maioria, as pessoas não vêem as coisas senão superficialmente, não que seus órgãos visuais estejam afetados, mas apenas porque eles não olham para as minúcias com a devida atenção, temos consciência do mundo que nos cerca, mas raramente nos damos ao trabalho de examinar os detalhes com a necessária atenção, e este é o elemento que plasma em nós uma memória duradoura, sem qualquer esforço de nossa parte. Essa desatenção aliada à poluição visual que é um dos males dos nossos tempos, faz com que deixemos de observar as coisas como faziam os homens das cavernas.

Na verdade costumamos reter pouco daquilo que observamos, a menos que tenhamos aprimorado nosso poder de observar. Um bom Detetive Particular necessita ser hábil e ver de relance todos os pormenores, precisa esquadrilhar, com discrição, tudo o que olhar. Deve imprimir os mínimos detalhes em sua memória, pela associação simultânea dos objetos próximos, classificando tudo automaticamente.

Quanto mais praticar, mais apurado será seu poder de análise e tanto melhor será a capacidade de fixação. Para observar qualquer coisa não é necessário fitá-la com os olhos demoradamente. Com o olhar hábil, vendo todos os pormenores e analisando-os, até mesmo os que lhe pareçam de sem importância, conte todos os objetos do local observado, do primeiro ao último, e depois, sem olhar novamente, procure ressaltar neles o maior número de detalhes possível. Torne esse olhar um hábito.

 


Matéria extraída do "Manual do Detetive Particular" de autoria do Detetive Amaral
 
LOCAL DO CRIME
   
APLICAÇÃO DA LEI PENAL LÓGICA
   
ARMAS DE FOGO MANDADO DE SEGURANÇA
   
AUTÓPSIA MEDICINA LEGAL
   
CAMPANA METODOLOGIA
   
CÓDIGO DE ÉTICA QUALIDADE
   
CÓDIGO PENAL RELAÇÃO DE CAUSALIDADE
   
DACTILOSCOPIA RESPONSABILIDADE
   
DEDOS SABOTAGEM
   
DETETIVE E OPORTUNIDADE SERVIÇO SECRETO
   
EMBRIAGUEZ SISTEMA MONETÁRIO
   
FOTOGRAFIA SONO
   
IDENTIDADE TEORIA
  TERRORIS
IMPRESSÕES TERRORISMO
  A
INFILTRAÇÕES TÓXICOMANIAS
   
INFRAÇÃO PENAL VIDA PREGRESSA
   
   
       
         
 

 

 

 

 

 
         
         
  AGENCIA DETETIVE AMARAL

Todos os Direitos Reservados 2016

Aceitamos todos os cartões de crédito

VIVO: (11) 97308-9593
OI : (11) 96211-7717

(11) 95909-9964 tim